OFICINA DE PROCESSING

Compreender o funcionamento e a lógica de programação é fundamental para um posicionamento mais crítico sobre os meios digitais. As redes sociais, aplicativos e outras plataformas de interação são programados para um determinado funcionamento, interação, organização, classificação, visibilidade ou invisibilidade gerando consequências concretas em nossas vidas. Quanto mais nos conectamos mais sofremos estes impactos.

Processing é software flexível e uma linguagem para aprender a codificar dentro do contexto das artes visuais. O artista e arquiteto Alexandre Campos é um estudioso de Processing e se utiliza deste programa para gerar trabalhos poéticos e desenvolver processos criativos e educativos com jovens. Durante sua residência no espaço cultural Área Criativa o artista ofereceu uma oficina introdutória ao Processing aos meninos e meninas de Pedra Azul.

Esta experiência teve como propósito gerar uma curiosidade sobre o universo da programação através de exercícios simples que geravam imagens, animações e dispositivos lúdicos que permitiu aos participantes conhecerem um pouco mais do mundo dos códigos .