OFICINA DE OCUPAÇÃO

A oficina de Ocupação tinha como objetivo formar um grupo de pessoas interessadas em criar juntas um espaço cultural. Nos encontros apresentamos a proposta da Área Criativa e convidamos os adolescentes e jovens da cidade a imaginarem o espaço, as atividades que ali poderiam acontecer, formas de funcionamento e manutenção.

Para facilitar o processo, dividimos a oficina em três módulos: 1. Levantamento das possibilidades e atividades a serem desenvolvidas. 2. Mapeamento dos agentes culturais da cidade, suas demandas e possíveis formas de participação do projeto. 3. Planejamento, gestão e produção de um espaço cultural.

Como primeiro exercício, os participantes da oficina deveriam planejar uma ação para criar uma conexão com a vizinhança. A oficina aconteceu paralelamente à construção, de modo que a única parte pronta, nesse momento, era o piso. Para essa ação o grupo tinha um orçamento pequeno e o apoio da equipe do projeto. Os meninos e meninas resolveram fazer um cine-churrasco. O grupo dividiu as tarefas e em poucas horas o carvão já estava aceso e o isopor cheio de refrigerante. As crianças do bairro compareceram em peso e, logo, o cine-churrasco virou uma grande brincadeira.