Off
View Post
FESTA DE INAUGURAÇÃO EQTA -PINHÕES

FESTA DE INAUGURAÇÃO EQTA -PINHÕES

O projeto Área Criativa tem como proposta a realização de um processo formativo que culmine na construção de um espaço cultural destinado ao encontro, produção, formação, intercâmbio e experimentação artística. O espaço é desenhado, construído e gerido coletivamente pelos participantes e pela equipe do projeto.

O projeto aconteceu pela primeira vez em 2015 na cidade de Pedra Azul no Vale do Jequitinhonha. Alguns jovens moradores de Pinhões ao conhecer o projeto em 2016 desejaram realizar um espaço semelhante. Com uma verba reduzida, mas com uma imensa vontade, o projeto teve início com a construção de um teto que foi batizado de EQTA – Espaço Quilombola Teto Aberto.

Para continuar o processo inscrevemos o projeto no programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018 e dentre mais de 12.000 projetos inscritos a Área Criativa de Pinhões foi um dos 109 selecionados. Agora a ideia é continuar a construção e dar vida ao EQTA com uma programação pensada e realizada coletivamente.

No próximo dia 15/06 será inaugurada a ampliação do Teto construído em 2016, com novas edificações que foram resultado da oficina de arquitetura. Depois de um processo de escuta dos desejos de algumas pessoas da comunidade o grupo desenhou e construiu o espaço que iremos ocupar com muitas atividades a partir de sábado.

Esperamos por todos!!!

Off
View Post
INAUGURAÇÃO – SEMANA CULTURAL

INAUGURAÇÃO – SEMANA CULTURAL

A inauguração do espaço cultural Área Criativa aconteceu com a participação de vários artistas e grupos culturais da cidade que conhecemos através do mapeamento realizado na Oficina de Ocupação. Convidamos todos a se apresentar ou realizar atividades para comemorar a inauguração da Área Criativa. Foram três dias intensos de atividades onde os grupos se apresentaram e puderam conhecer o espaço.

Toda a programação da inauguração foi pensada e realizada pelo grupo de adolescentes e jovens envolvidos nos processos formativos e de construção da Área Criativa. Em um sistema de mutirão os jovens conseguiram os equipamentos e matérias para garantir as diversas apresentações e atividades que aconteceram durante três dias de comemoração.

Off
View Post
CINE-CHURRASCO

CINE-CHURRASCO

Como primeiro exercício, os participantes da oficina deveriam planejar uma ação para criar uma conexão com a vizinhança. A oficina aconteceu paralelamente à construção, de modo que a única parte pronta, nesse momento, era o piso. Para essa ação o grupo tinha um orçamento pequeno e o apoio da equipe do projeto. Os meninos e meninas resolveram fazer um cine-churrasco. O grupo dividiu as tarefas e em poucas horas o carvão já estava aceso e o isopor cheio de refrigerante. As crianças do bairro compareceram em peso e, logo, o cine-churrasco virou uma grande brincadeira.

Off
View Post
Piscinada!!!

Piscinada!!!

A Área Criativa fica em um bairro onde vivem muitas crianças que se encontram e brincam na rua e nos lotes vagos, que na sua maioria, tem cercas fáceis de se atravessar. O lote onde construímos não era uma exceção. Durante o processo de limpeza e preparação do lote para a obra convivemos bastante com as crianças da vizinhança que estiveram presentes em todas as etapas do projeto.

Uma das primeiras conversas se iniciou com uma pergunta de uma das crianças, que curiosa, queria saber o que iríamos construir no lote em frente a sua casa. Explicamos que a ideia era fazer um espaço cultural. Um pouco decepcionado a criança responde que esperava que a construção fosse uma piscina. Desta conversa e do desejo de um das crianças surgiu a Piscinada. Compramos uma piscina de plástico a antes mesmo de estar cheia de água já estava cheia de crianças.