A proposta do projeto Área Criativa é a construção de um espaço cultural destinado ao encontro, produção, formação, intercâmbio e experimentação artística. O espaço será desenhado, construído e gerido coletivamente pelos participantes e pela equipe do projeto.

O projeto aconteceu pela primeira vez em 2015 na cidade de Pedra Azul no Vale do Jequitinhonha. Alguns jovens moradores de Pinhões ao conhecer o projeto desejaram realizar um espaço semelhante aqui. Com uma verba reduzida, mas com uma imensa vontade, o projeto teve início com a construção de um teto que foi batizado de EQTA – Espaço Quilombola Teto Aberto. Para continuar o processo inscrevemos o projeto no programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018 e dentre mais de 12000 projetos inscritos a Área Criativa de Pinhões foi um dos 109 selecionados. Agora a ideia é continuar a construção e dar vida ao EQTA com uma programação pensada e realizada coletivamente.

ETAPAS DO PROJETO
NOVEMBRO DE 2018 A DEZEMBRO DE 2019.

1) DESENHO E CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
O desenho de um espaço é muito importante para criar um ambiente favorável para as ações que nele vão acontecer. No caso de um espaço cultural a arquitetura é fundamental e por isso que esta será a primeira ação do projeto. Para desenhar e construir a Área Criativa de Pinhões vamos fazer um mapeamento na comunidade para levantar o máximo de informações sobre os desejos para o espaço e uma pesquisa como os moradores para ver quais serão os possíveis usos. Com a pesquisa feita vamos ter uma oficina de arquitetura para desenhar e depois construir, em um mutirão, a Área Criativa.

2) OFICINAS DE FORMAÇÃO
Estamos preparando encontros formativos para facilitar o processo de gestão coletiva do espaço. A ideia é que juntos vamos administrar a Área Criativa de Pinhões pensando suas regras e sistema de funcionamento. Serão 4 oficinas sendo 2 delas proposta pela equipe do projeto (1- Gestão e Planejamento // 2-Comunicação) e duas oficinas propostas pelos participantes. Este será o momento de nos preparar para trabalhar juntos para a Área Criativa funcionar para toda a comunidade.

3) BOLSAS DE PRODUÇÃO CULTURAL
Os participantes do projeto poderão propor ações e projetos para serem realizados na Área Criativa compondo a programação do espaço. Serão 8 verbas de R$ 500,00 e 8 verbas de R$ 1.000,00 para a realização dos propostas. Além da verba os participantes receberão apoio da equipe do projeto, através da oficina de gestão, para ajudar a amadurecer e realizar suas ideias.

4) RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
Para promover o intercambio artístico vamos ter espaço para residências artísticas. Os participantes junto com a equipe do projeto irão convidar artistas para desenvolver um trabalho em Pinhões envolvendo a comunidade no processo de pesquisa, pensamento e execução do das obras. A ideia é criar um espaço de troca e aprendizado mútuo entre o artista convidado e a comunidade de Pinhões.

5) GESTÃO COLETIVA
A Área Criativa de Pinhões será gerida de forma coletiva. Os projetos e ações a serem realizados no espaço serão pensadas e executadas pelos participantes com o apoio da equipe do projeto.