Pedra Azul é uma cidade com cerca de 24 mil habitante e fica localizada no Vale do Jequitinhonha, na divisa de Minas Gerais com a Bahia. A cidade tem um centro histórico bem conservado, muitos grupos culturais e uma paisagem incrível formada por um conjunto de pedras enormes.

A escolha pela cidade aconteceu como desdobramentos de outros projetos onde pude conhecer e trabalhar com Will Nascimento e um grupo de jovens envolvido com atividades culturais. Durante nosso encontros a ideia de um espaço cultural sempre aparecia como uma demanda e um desejo. As conversas foram amadurecendo até que surgiu a oportunidade de tornar o que era imaginação, realidade. Aprovamos um projeto no edital Redes Artes Visuais da Funarte.

A proposta foi a de criar um espaços cultural auto-gerido pelos grupos de jovens de Pedra Azul destinado ao encontro, produção, formação, intercâmbio e experimentação cultural. O projeto foi pensado como um espaço de trocas e de produção simbólica, que fortaleça a identidade e cultura local, criando outros imaginários sobre o Sertão de Minas Gerais, através de intercâmbios e ações que produzem imagens menos estigmatizadas e mais positivas sobre essa região.