Residência Mambembeat na Área Criativa

Num pequeno lugarejo no Vale do Jequitinhonha, cercada por sete pedras gigantescas… conta-se histórias além-mar, de beira-rio, de João Calado, Maria Manteiga, Pai da Mata e do Bicho da Carneira… Histórias dos tempos das águas marinhas, turmalinas e diamantes… dos corações matreiros que até hoje guiadas pelas fadas pastorinhas fazem a sinfonia na folia de pífanos e gaitas do majestoso Boi-de-janeiro…

 Pedra da Conceição, 5 de julho de 2016  (diário de residência)

Durante o mês de julho de 2016 o espaço cultural Área Criativa (Pedra Azul – MG)  recebeu a plataforma musical MAMBEMBEAT. Durante o período de residência projetos musicais e sonoros se tornaram um bom pretexto para criar uma série de ações e relações com as pessoas e espaços da cidade.

A experiência de imersão começou nas primeiras horas pelas ruas de Pedra Azul. Através de Will Nascimento, parceiro responsável pelo Área Criativa, pessoas, lugares e histórias se apresentaram aos poucos. Todos os dias apareciam novos personagens que contavam casos e lendas que constituem o imaginário de Pedra Azul. Rapidamente música e som se mostraram uma das manifestações mais presentes no cotidiano da cidade.

 Os músicos foram os primeiros interlocutores no processo de compreensão do contexto cultural da cidade. Assim criou-se o Estúdio Aberto, eixo de ação que convidou músicos, djs e personalidades locais para tocar e conversar sobre particularidades sonoras da região. Esta conexão proporcionou uma experiência antropofônica, onde surgiram os primeiros sons, laços e vínculos que contribuíram para perceber a diversidade musical regional.

Área Criativa, fica localizado em um dos bairros periféricos da cidade. E como diziam os moradores “Aqui mina minino”. Lá foi onde desenvolvemos nossos experimentos sonoros. Começamos os trabalhos no espaço com uma oficina de construção de instrumentos para estimular as crianças a criação e a percepção sonora a partir das possibilidades do espaço e dos materiais coletados no entorno.

Foi nesse contexto onde nasceu o projeto Sonora. Onde o som serviu de transporte ao levar as crianças e alguns adultos moradores do bairro para uma viagem de barco do Brasil até a África. O Sonora posteriormente se desdobrou em uma atividade para os detentos de uma prisão da cidade, e essa foi uma das experiências mais fortes da residência.

O fechamento do ciclo de atividades e desse convívio intenso com a cidade foi celebrado em uma ocupação conjunta com os artistas locais no monumental Boibódromo. Este anfiteatro a céu a aberto destinado a receber a festa do Boi de Janeiro se encontrava desativado e ocioso desde o dia da sua inauguração em 2012. Apresentações como folias do Boi de Janeiro, roda de capoeira, contação de histórias, apresentações de artistas da cidade e uma apresentação do Mambembeat com musicas compostas durante a residência compuseram a programação do evento. Em um clima de despedida esta noite ajudou a concluir ideias, deixar saudades e possibilitar boas histórias…

 

 

——————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

plataforma MAMBEMBEAT foto_B

 

Mambembeat é uma plataforma musical itinerante. O projeto idealizado por Luisa Puterman e Bruno GariBaldi pretende, através de experiências de imersão e períodos de residência, colaborar com músicos locais, propor atividades sonoras e realizar intervenções em espaços públicos. A plataforma se debruça em questões sociopolíticas de pequenas cidades e povoados afim de contribuir com as demandas culturais locais. Ao identificar histórias, folclores, conflitos, expressões, surgem musicas que ao misturarem o acústico com eletrônico e o urbano com o rural percorrem as infinitas sonoridades que existem por ai.