Panorama_p_a

A proposta do projeto Área Criativa é criar e construir espaços culturais autogeridos por grupos de jovens moradores de “periferias urbanas” ou cidades do interior do Brasil. O espaço é destinado ao encontro, produção, formação, intercâmbio e experimentações artísticas. Os participantes junto com a equipe do projeto desenvolvem e realizam o desenho arquitetônico, a construção, a programação, as regras de funcionamento e formas de gestão. Para isso realiza-se uma série de pesquisas, atividades formativas e intercâmbios que resultam na construção e ativação de um espaço cultural.

A primeira edição foi aconteceu na cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais. O projeto da Área Criativa Pedra Azul foi realizado com recursos do prêmio Redes Artes Visuais da Funarte em janeiro de 2015. O processo de formação e construção durou 6 meses. Durante este período foram realizadas diversas ações como apresentações culturais, oficinas, encontros e residências artísticas.

A segunda edição do projeto acontece com o apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018 em Pinhões – Santa Luzia – Minas Gerais, Brasil. O projeto formará um grupo de adolescentes e jovens que juntos construiram um espaço cultural pensando desde seu desenho arquitetônico, suas regras de funcionamento e as atividades que serão desenvolvidas. O processo terá duração de 15 meses com diversas atividades. Nesta edição teremos uma importante novidade, os participantes contaram com bolsas de produção cultural para desenvolverem seus projetos que irão compor a programação do espaço.

Área Criativa é um projeto realizado pelo EXA – Espaço Experimental de arte e idealizado por Bruno Vilela , com colaboração de Breno Silva, Brígida Campbell e Willian Nascimento.